Para um bom gestor, a segurança precisa ser um fator de extrema importância. Investir nessa área e em medicina do trabalho é fundamental para construir uma empresa de sucesso, capaz de se tornar lucrativa e rentável.
Nesse contexto, a segurança em armazéns não pode ficar de fora: é preciso que várias medidas, que abracem os mais diversos aspectos dessa gestão, sejam considerados para conquistar o melhor ambiente de trabalho possível.
Será que a sua empresa está trabalhando esses quesitos corretamente? No artigo de hoje vamos falar sobre isso. Para aprender mais sobre o tema, continue a leitura!
Por que aumentar os investimentos em segurança?
Algumas empresas acreditam que pequenas medidas de segurança são suficientes para manter a empresa com um bom funcionamento.
No entanto, existem vários outros detalhes que precisam ser considerados para que você evite prejuízos e garanta a segurança dos profissionais que estão envolvidos naquele trabalho. Acompanhe!
1. Motiva os colaboradores
Os colaboradores ficam mais motivados trabalhando em um ambiente de trabalho seguro e que garanta o seu bem-estar.
Colaboradores mais motivados contribuem para uma produtividade mais elevada, com o aumento da rentabilidade da empresa e a otimização do tempo de trabalho daquelas equipes.
2. Reduz riscos e prejuízos
Sem dúvidas, um ambiente de trabalho que não seja seguro pode trazer riscos e prejuízos para a empresa. Os riscos envolvem acidentes com os colaboradores e até mesmo relacionados à estrutura do armazém.
Já do ponto de vista de prejuízos, precisamos lembrar que a segurança do ambiente também afeta os produtos que estarão ali, sendo administrados. Se a segurança do ambiente não for feita da melhor forma possível, sua empresa corre o risco de perder materiais que seriam comercializados.
3. Treinamento de equipe
Treinar a equipe é necessário. Como citamos anteriormente, é preciso manter uma comunicação adequada com os seus colaboradores para garantir que essas pessoas estarão comprometidas em seguir as regras e manter os equipamentos de segurança individuais sendo utilizados diariamente.
Também é necessário conversar sobre a necessidade de ter cuidados com o maquinário e os equipamentos do dia a dia. Além disso, é importante sempre reportar possíveis problemas e irregularidades.
4. Equipamentos adequados
Ter os equipamentos adequados também é fundamental, e é algo que muitas empresas pecam. Pela busca por alternativas mais baratas, alguns empresários acabam investindo em máquinas muito inferiores. Com isso, além de prejudicarem a produtividade dos colaboradores, também podem interferir na saúde dessas pessoas, caso não sejam anatomicamente ou seguras o suficiente, dentro dos padrões necessários.
Por isso, quando for avaliar os equipamentos para a sua empresa, confira aqueles que realmente trarão benefícios. Muitas vezes, vale a pena investir em alternativas que são um pouco mais caras, mas que trazem mais segurança e comodidade para os colaboradores.
5. Adequação para as normas de segurança
Adequar a sua empresa às normas de segurança também é algo que precisa de muita atenção. Além da sinalização correta que citamos anteriormente, também é preciso garantir que todos os ambientes estejam de acordo com a lei: extintores de incêndio, antiderrapantes nas escadas, quinas devidamente protegidas e muito mais.
Por isso, vale a pena fazer uma análise geral do seu armazém e verificar se existem pontos em que a segurança não foi devidamente trabalhada.
Fonte: movimak.com.br